As melhores tradições artesanais. Essa é a reputação do designer dinamarquês Niels Otto Møller, que ganhou reconhecimento pelo seu trabalho devido ao acabamento das suas peças e à excelente qualidade.
Møller nasceu em 1920 em Åarhus e com 19 anos de idade foi aprendiz de marcenaria, e somente mais tarde concluiu os seus estudos na Escola de Design de Århus. Em 1944, Møller abriu a sua própria empresa de produção de móveis, no centro da sua cidade natal: a JL Møllers Møbelfabrik.
Ele era responsável por supervisionar toda a produção de móveis e também por projetar novos designs. A cadeira nº1 (1946) foi o seu primeiro trabalho e ao longo dos anos desenhou verdadeiras peças esculturais, como as cadeiras nº55 e nº71 (ambas criadas em 1951).
As exportações para a Alemanha e Estados Unidos aumentaram significativamente e Møller teve que expandir a sua oficina, para uma cidade perto, em Højbjerg. O designer continuou a projetar poltronas e cadeiras de jantar esculpidas em teca, carvalho, nogueira e pau santo – matérias-primas muito usadas no estilo moderno dinamarquês pós-guerra.
Em 1981, um ano antes da sua morte, a JL Møllers Møbelfabrik recebeu o Prémio de Móveis Dansk MøbelIndustri, com menção especial pela sua “capacidade de combinar as melhores tradições artesanais com o fabrico de móveis modernos”. Hoje, esse reconhecimento é preservado pelos seus filhos, Jorgen Henrik Møller e Jens Ole Møller, que continuam na empresa.