É possível afirmar que o modernismo escandinavo de meados do século não seria o mesmo sem a contribuição do designer industrial dinamarquês Kristian Solmer Vedel.
O designer nasceu em 1923 na Dinamarca e foi aprendiz de marceneiro durante a sua adolescência. Ele foi convidado pelo ilustre designer Kaare Klint para estudar na Royal Academy of Fine Arts de Copenhague, em 1944, com a oferta de uma bolsa de estudos.
Em 1954, o designer abriu um estúdio no subúrbio de Copenhague e produziu as suas próprias peças sob influência da ergonomia do design de Klint e da estética alemã Bauhaus. Naquela época, os seus projetos eram considerados modernos por causa do uso criativo de materiais – especialmente o pau santo -, que eram muitas vezes chamados de “Nordic Cool”.
Vedel começou a trabalhar com o fabricante de bens de luxo Torben Orksov, quando foi vencedor da Medalha de Ouro da Trienal de 1960, com o seu design de plástico Gourmet Tableware (1958). Outros trabalhos memoráveis do designer são o Pássarosérie para Architecmade e, claro, a suntuosa linha de móveis “Modus” projetada para a fabricante Soren Willadsen, feita toda em pau santo.
A partir dos anos 60, Kristian Vedel ampliou o foco da sua carreira e assumiu a presidência dos Designers Industriais da Dinamarca (1966) e de seguida, a direção do Departamento de Desenho Industrial da Universidade de Nairóbi, no Quênia (1968 – 1971).
O designer dinamarquês faleceu em 2003, aos 80 anos de idade.